os cúmplices

Inês Amaral
Jaime Silva

 

os sítios
 
A Ervilha Cor de Rosa
Atrium
Do Lado de Cá
Elotopia
Esboços do dia a dia
Escrever para o boneco
Íntima Fracção
Jornalismo e Comunicação
Jornalismo Digital
Ponto Media
Retorta
Rua da Judiaria
Sílabas Abensonhadas

 

as ferramentas

homepage
adicionar favoritos
email

powered by Blogger
online

 

as memórias

 

 

 

 



25.2.06
 
Os media e os estereótipos A cobertura jornalística do caso do assassinato (sim, porque é de um assassinato que se trata por mais que se tente escamotear a verdade) de um homem no Porto por um grupo de adolescentes tem sido, de uma forma geral, vergonhosa. Para além da vida da vítima ter sido mais do que devassada, o protagonista da notícia é sempre um "toxicodependente" ou um "travesti". Ora, em boa verdade, que contribuem estes factos para aquilo é que realmente a notícia?! É um ser humano que foi (brutalmente) assassinado. Os rótulos (que têm sido sempre apresentados de forma depreciativa) começam a banalizar a violência. Quase a consenti-la. A vítima era um sem-abrigo que vivia nas ruas do Porto. Esta informação não chega? Mais do que saber quem era a vítima, é importante perceber como e porque é que este crime horrendo aconteceu. Por outro lado, se é importante perceber o contexto da vítima, talvez seja porque este é o móbil do crime. Se assim é, este crime ainda mais hediondo é. Se é que isso é possível.

 
A propósito da brutalidade, essa fronteira que nos separa dos animais. Ou não Vale a pena ler "São crianças, senhores", de Helena Matos no Público deste sábado.

 
Atrium muda de casa Agora está aqui.


10.2.06
 
A quem serve... ... a escalada da violência por causa dos cartoons de Maomé? À grande maioria dos líderes árabes e ocidentais. E aos oportunistas do costume: os radicais fundamentalistas. Árabes e ocidentais.

 
A liberdade de expressão serve para isto [Adenda: a capa do Independente mudou. Ainda assim, parece-nos que este post se vai manter actual...] Para publicar coisas como estas, mesmo que numa perspectiva de "nós e eles", mesmo que vá mais além. É criticável (mas vindo do Indy...), mas a liberdade de expressão serve para isto mesmo. Para termos ideias diferentes e a oportunidade de as defender. De forma saudável. Por mais que nos irrite. Por mais que nos ofenda. Claro que os direitos e garantias de cada um não deixam de existir. É para isso que existem as leis. E os tribunais.

 
A espontaneidade Protestos violentos contra "cartoons" foram coordenados em Dezembro (via Público)


9.2.06
 
AEIOU chega [finalmente] à blogosfera Aeiou compra Weblog.com.pt


6.2.06
 
Liberdade de expressão SupportDenmark.com, o bom senso e a tradição da liberdade de expressão na Europa. (dica de Esboços do dia a dia)


5.2.06
 
Os cartoons da discórdia Já não há paciência para as opiniões politicamente correctas de que os cartoons sobre Maomé servem para incentivar o ódio aos muçulmanos. Não servem e ponto final. Na Dinamarca e por toda a Europa existe liberdade de expressão (ou pelo menos queremos todos acreditar que assim é). E foi nesse contexto que foram desenhados os cartoons e, mais tarde, publicados por toda a Europa. Quando começamos a entrar todos no fanatismo, corremos o risco de ter cidadãos por todo o mundo a incendiar embaixadas por tudo quanto é sítio. Basta que numa qualquer manifestação seja queimada uma bandeira qualquer... A isto chama-se fanatismo. É a lógica do "olho por olho, dente por dente". E quando mudamos a nossa forma de estar para supostamente não chocar com a cultura dos outros, a única coisa que estamos a fazer é mudar a nossa forma de estar para que os interesses das grandes potências ocidentais não sejam colocados em causa. Para além disso, as generalizações são perigosas. Demasiado perigosas.

 
Na net meetvernon.blogspot.com é o endereço do weblog de um condenado - Vernon Evans - no corredor da morte da cadeia de Baltimore, no estado de Maryland, nos Estados Unidos. O blog foi criado por uma activista da AI e é mantido por esta, já que o condenado não tem acesso à rede. Os comentários dos utilizadores são enviados a Evans pela activista através de correio tradicional. A execução de Evans está marcada para a próxima semana. (dica: DN)

 
A ler II Na Pública de hoje: - A redenção de Steve Jobs ou Steve Jobs O novo Big Brother do multimédia - Palestina pós-eleições

 
A ler A manchete do Público sobre o Google. Um excelente trabalho.


3.2.06
 
A Nova Entidade Reguladora da Comunicação Social em debate na Universidade do Minho O Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho vai receber profissionais dos media, membros das entidades reguladoras e académicos, no próximo dia 10 de Abril (BII, CP2, campus de Gualtar) para debater a nova Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) e, de uma forma mais geral, a acção política e reguladora na esfera mediática. A iniciativa inicia-se às 9.30 com a conferência inaugural de Augustos Santos Silva, ministro dos Assuntos Parlamentares com a tutela da Comunicação Social. Na discussão entrarão também Estrela Serrano, Alfredo Maia, Joaquim Fidalgo, Francisco Rui Cádima, Pedro Braumann, Elsa Costa e Silva e Manuela Espírito Santo, entre outros.

 

Site Meter