os cúmplices

Inês Amaral
Jaime Silva

 

os sítios
 
A Ervilha Cor de Rosa
Atrium
Do Lado de Cá
Elotopia
Esboços do dia a dia
Escrever para o boneco
Íntima Fracção
Jornalismo e Comunicação
Jornalismo Digital
Ponto Media
Retorta
Rua da Judiaria
Sílabas Abensonhadas

 

as ferramentas

homepage
adicionar favoritos
email

powered by Blogger
online

 

as memórias

 

 

 

 



28.11.05
 
O fim do BDE e os novos projectos O BDE terminou a 25 de Novembro, data agendada previamente. Entretanto, surgem dois projectos para seguir com atenção: um blog colectivo - Aspirina B, e um projecto individual do José Mário Silva - A Invenção de Morel.


24.11.05
 
Em greve - Jornais gregos não se publicam hoje Greve nacional de 24h convocada pelos sindicatos gregos dos jornalistas e dos trabalhadores pelo direito ao emprego, regalias sociais e reformas. ... e em França - os trabalhadores do Libération mantêm-se em greve, desde a passada segunda-feira, contra a supressão de 52 postos de trabalho. (O Libération online também está em greve. Aqui) Mais informações no Público, edição impressa.


23.11.05
 
Silêncio


18.11.05
 
Mediocracias - Espanha tem 1.274 órgãos de comunicação online - Jorge Wemans vai ser o novo director da 2: (via Diário Digital)

 
A visão selectiva de Delgado Cavaco, com mais dois ou menos dois por cento, caminha tranquilo, embora atento e disponível, e isso só lhe dá vantagens acrescidas. Enquanto uns lutam entre si, ele vira-se para os portugueses e para o país. As fantásticas análises de Luís Delgado não passam disso mesmo. Do domínio do fantástico. Com a visão selectiva (imaginativa...) de sempre, lá vai opinando sobre coisas que ninguém vê. Cavaco não fala. E já toda a gente percebeu que é essa a estratégia. Na entrevista da TVI, tornou-se óbvio que Cavaco não quer responder, não quer debater e, sobretudo, não se quer comprometer. Há alguém que tenha ouvido Cavaco Silva expor as suas ideias e a justificar esta candidatura? Para além do chavão do "rigor", claro. Entretanto, tenho descoberto "delgados" em demasiada na blogosfera. Cuidado. Isto pega-se.

 
Hum... Não me parece.

 
+ Google O Google lançou um outro serviço (igualmente gratuito): o Google Analytics, que permite analisar e fazer as estatísticas de sites. (via Ciberia).

 
Google news em pt (Portugal e Brasil) Disponível aqui. Com a vantagem de ser possível personalizar a página.


16.11.05
 
Enfim... A versão impressa do Público online passou a ser paga há alguns tempos. E houve quem a assinasse. Por estas bandas inclusivé. Pois ainda não sei bem porquê. A manchete de hoje está acessível na edição "Última Hora". E hoje não é caso único. É habitual. Pagar (ainda para mais por um serviço mau, com títulos errados, hiperligações que não funcionam e sem imagens) para quê?


14.11.05
 
O feitiço contra o feiticeiro Constança Cunha e Sá implacável perante um candidato nulo.

 
Resolver Tipo Liedson, com certeza.

 
Enganei-me... ... as eleições de Janeiro afinal são legislativas.

 
Fala, fala e... não diz rigorosamente nada!


12.11.05
 
40 mil Este weblog chegou às 40 mil visitas. De acordo com as estatísticas, foi uma visita vinda de Cabo Verde. De alguma ilha que compõe os dez grãozinhos de terra.


10.11.05
 
Recado à navegação familiar estás aqui e não dizias nada?


9.11.05
 
Na TV Hoje, às 23h00, no Clube dos Jornalistas: "Poderão os blogues ser jornalismo?". Debate com António Granado (jornalista do Público e autor do Ponto Media), Rogério Santos (da Universidade Católica e do blog Indústrias Culturais) e João Alferes Gonçalves (jornalista e editor do site do Clube dos Jornalistas).

 
Postcrossing - my history map You have sent 9 postcards, received 7 and have 5 travelling - 3 to US, 1 to Sweeden and 1 to Germany Legenda: Vermelho: postais enviados Azul: postais recebidos Adenda: recebidos mais dois postais (USA e Finlândia); um dos postais a viajar (USA) já chegou ao destino; aos quatro que vão viajar amanhã junta-se mais um, também para a terra do Tio Sam.

 
... A nossa Comum! Foi nossa sim. Foi nossa e as memórias são só nossas. Memórias de reuniões acutilantes para a pensar e definir, de noitadas para a desenhar, de vergonhas para a pagar, da satisfação da distribuir. Sabes, afinal ela ainda é nossa. Faz parte da nossa história. E ainda está acessível, é verdade. A perenidade dos arquivos da web torna a "nossa" Comum eterna no ambiente digital. Nem que seja a nossa última edição. Aquela que saiu em formato de jornal, com a falta de euros a desvirtuar o projecto. Para memória futura, cá fica o último editorial:

"Revista não é um comum jornal. A Comum acompanha o mundo, mas não se desvirtua. Imagem é imagem. E Comum é Comum. Comunicar é viver a cultura, desenvolver um projecto. Em Abril: promessa quebrada. A desculpa é a mesma... Palavras forçadas não valem um elogio. Caprichos saudosistas ameaçam a entrega de quem dá o melhor. Esforços em vão? Uma rebeldia independente, sozinha no mundo. Nesse mundo pequenino, do prato, da tigela, da malga... dessa infeliz e gulosa gamela... Jornal? Um retorno às origens. Uma edição especial que relembra o passado, confirma o presente e deixa adivinhar o futuro. A Comum já foi jornal. A Comum é revista. A Comum conta um pequeno mundo. O papel é diferente. O conteúdo é comum. Maio é o mês da IV Jornadas de Comunicação Social. O GACSUM organiza, a Comum apoia. Da teoria à prática, uma workshop recheada de oportunidades acontece. Fica o convite. E porque o acaso propõe, as páginas reflectem. Evoluir é aproveitar o momento. A oportunidade de ser incomum no comum do jornal. O regresso ao presente volta no futuro. Outubro é mês de revista. É mês de balanço. Imagem é imagem. Mas a gamela é gulosa...

A Direcção"

 
Na web França: Três pessoas detidas por incitação à violência na web (in Ciberia)

 
Nos media
"Mudança de jornalista põe trabalhadores da RTP contra direcção
A Comissão de Trabalhadores da RTP considerou ontem um "precedente perigoso" o facto de a direcção de informação (DI) da televisão pública ter afastado das funções de coordenadora da redacção de desporto a jornalista Cecília Carmo - transferida para o canal por cabo RTPN, depois de ter subscrito um abaixo-assinado contra o facto de um programa sobre a Liga dos Campeões ser apresentado a partir do Porto. "É um precedente perigoso, porque a DI se arrogou o direito de castigar uma jornalista, sem abrir um processo disciplinar e, portanto, sem lhe dar oportunidade de se defender", diz um comunicado da comissão. O director de informação, Luís Marinho, disse ao PÚBLICO que considera o "comunicado absolutamente irresponsável" e que se trata de uma questão do "foro interno". Mas acrescentou que quando há "uma quebra de lealdade de um jornalista com um cargo de chefia, se eles não se demitem são demitidos". (in Público)

 
Comum online O novo projecto do Gacsum chama-se Comum Online. Este projecto jornalístico online, de cariz generalista, vai ser lançado em Novembro. O objectivo é "criar espaços onde os estudantes da nossa licenciatura possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso". A aguardar com atenção e expectativa, claro. (dica de Atrium) Mas e a velha Comum, a revista que já foi jornal e que foi "porto de abrigo" de tanta gente, ainda existe?


8.11.05
 
Tarefa Olhar para o umbigo. Só e apenas.

 
A descoberta da pólvora... A propósito da verdadeira guerra urbana que se vive em França, a SIC Notícias entrevista esta noite José Rebelo, ex-correspondente do Le Monde. E o jornalista João Adelino Faria coloca uma questão a Rebelo como se tivesse descoberto a pólvora: "mas não será que estes jovens são vítimas de racismo no próprio país? Nas televisões só se vê o típico francês, no parlamento também...". A pergunta, que na verdade é retórica, é mais grave do que o que parece. É que o óbvio não o é para todos. E agora será que ainda há retorno? Note-se que a descupabilização não é a nota dominante deste post. Nem de um lado nem do outro. Mas manter o discurso dos lados não resolve. Como é que se sai desta situação? A Europa está à beira de um ataque de nervos. E o barril de pólvora está prestes a explodir... na noite passada, houve registos de desacatos na Alemanha e na Bélgica. As autoridades recusam qualquer associação aos acontecimentos em França. Claro, é tudo uma questão de coincidências...


7.11.05
 
Par Avion Directamente para a Rússia, Suécia e Estados Unidos.


5.11.05
 
Frio Quantos graus estão lá fora?

 
Organizer - postais para catalogar - formação para planear - aulas para preparar - sites para actualizar - reorganizar gavetas de "craft material" - acabar estrelinhas de Natal - "crafy art" - comprar postais e selos - compras do mês ... como o fim-de-semana só tem dois dias: reorganizar a agenda.

 
(re) Organizar Três caixas de postais recolhidos ao longo de muitas vidas. Postais que chegaram à(s) minha(s) caixa(s) do correio ao longo da minha vida. Postais que foram recolhidos pelo tio Manel, enviados e recebidos por membros da nossa família ao longo de muitas décadas. Três caixas de vidas para organizar. Para cumprir tarefas necessárias e uma promessa, feita na adolescência. Disse-te que era o melhor presente que alguém me tinha dado, quando me deste aquela caixa. Quando passámos tardes na cozinha, a retirar os selos dos postais com a chaleira da Mimi, para os catalogares na tua espectacular colecção. Disseste-me que escolhesse os postais de que mais gostava. Os das tias, dos primos, de desconhecidos. Sei o quanto esta caixa esteve guardada religiosamente durante décadas. Lembro-me bem da altura em que me deste a caixa. Setembro de 1991. Disseste que ter saudades era bom, porque quer dizer que há amor. Quiseste dar-me uma alegria e uma motivação extra. E deste. A caixa já está acompanhada por mais duas. A Mimi sabe disso. A minha querida avó sabe e conta-me as vossas histórias. Continuo a não gostar de ter saudades. Como te disse na altura. Mas também tenho saudades tuas. Muitas. Do nosso tempo e do vosso tempo. Do teu e da Mimi. Porque foste tu o meu avô. O melhor do mundo. E não me lembro se alguma te disse isso.

 
Post-it Agenda para sábado: conversas de café. mas conversas muito para além da mesa do café. conversas nossas. e só nossas, com toda a cumplicidade que isso implica. contigo, claro!

 
A saudade Não gosto de sentir saudade. Porque tenho saudades tuas todos os dias. Há mais de 14 anos que tenho saudades tuas. Da tua gargalhada. Da tua amizade. Do teu amor. Da meninice que te roubaram tão cedo. Da vida que te ceifaram prematuramente. Porque o diabo existe. É uma pura invenção que existe. Mas sei que estás connosco sempre. Simplesmente sei.

 
... Os amigos, aqueles que são verdadeiramente "os amigos", sabem sempre que o são. Mesmo quando andamos distraídos em nuvens de preocupação e tristeza. Há amnésias que são um escape. Mas quando saímos do estado de hibernação, sabemos que ainda cá estão. E que sempre estiveram. Sabes disso, não sabes?


3.11.05
 
A propósito... ou nem por isso Não vi a entrevista de Soares. Já li na blogosfera críticas, as do costume. Do contra, a matar. A favor, a venerar. Não preciso de ver entrevistas. Não tenho dúvidas sobre as presidenciais. Mas aviso já que me engano muitas vezes. Ainda assim, em relação às presidenciais, tenho a impressão que não me vou enganar. Infelizmente. Já vejo Belém envolto numa nuvem cinzenta de mangas de alpaca trazida por um D. Sebastião carrasco. A propósito: era interessante introduzir nos debates públicos os poderes e funções do PR... Mas a propósito da luta de "titãs", ou talvez não, alguém me explica o fenómeno do D. Sebastião e a falta de memória generalizada? Enfim, a lógica da política não é diferente da do futebol: de bestial a besta e vice-versa em menos de um segundo.

 
From Russia O postal saiu dos correios de Moscovo a 22 de Outubro. Chegou a 2 de Novembro. São estes os dias que demora a ligar Portugal à Rússia por correio. E os dias que demoraram até eu receber o postal da Tania, com uma bela imagem do Palácio de Pedro I, o Grande.

 
Não, obrigada Não há paciência para as tradições importadas. Halloween? Não, obrigada. Gosto dos "Bolinhos e Bolinhós", das caixinhas de sapatos, da música, do espírito. "Bolinhos e bolinhós para mim e para vós para dar aos finados que estão mortos enterrados À porta daquela cruz truz truz a senhora está lá dentro assentada num banquinho faz favor de vir cá fora para nos dar um tostãozinho ... esta casa cheira a broa aqui mora gente boa ... esta casa cheira a alho aqui mora algum espantalho" Tão simples quanto isto. Noites a correr às portas, com um frio de rachar e as velinhas dentro das caixas de sapatos a apagar com o vento de Inverno já a espreitar. Para nós sempre foi o Dia dos Bolinhos e Bolinhós. Há outras terminações e tradições nesta dara. Mas são nossas. Já chegam os dias do consumo que vamos importar ao outro lado do oceano.


1.11.05
 
O presente Uma surpresa da G. Lindo! :)

 

Site Meter