os cúmplices

Inês Amaral
Jaime Silva

 

os sítios
 
A Ervilha Cor de Rosa
Atrium
Do Lado de Cá
Elotopia
Esboços do dia a dia
Escrever para o boneco
Íntima Fracção
Jornalismo e Comunicação
Jornalismo Digital
Ponto Media
Retorta
Rua da Judiaria
Sílabas Abensonhadas

 

as ferramentas

homepage
adicionar favoritos
email

powered by Blogger
online

 

as memórias

 

 

 

 



21.7.04
 
Verão As actualizações do Conversas de Café vão ser mais escassas nas próximas semanas. Motivo: férias. Os instantes deste Verão vão ficar registados em imagens, aqui. Sem periodicidade.


19.7.04
 
Fim O Cruzes Canhoto chegou ao fim. Infelizmente. Mas o autor promete voltar.

 
Blogo O Blogo renovou a imagem e alguns conteúdos, sempre com o objectivo de "detectar a vida na blogosfera".

 
TSF Online Os utilizadores mais assíduos com certeza repararam que, nos últimos tempos, a TSF Online está a perder qualidade. Gralhas sistemáticas (poucas vezes corrigidas, e logo detectadas), ausência de sentido de noticiabilidade, falhas técnicas e consequente desactualização por várias horas. Hoje, no lead de uma peça - PSD perdeu peso nos ministérios, os erros sucedem-se: "Carlos Encaranação contestou, esta segunda-feira, o diagnóstico de Marcelo rebelo de Sousa que apontat para uma perda de influência do partido nas pastas ministeriais, em deterimento do CDS/PP". Ora, as gralhas são lamentáveis, mas desculpáveis (a custo). Agora erros ortográficos?! Deterimento?! Na caixinha dos registos áudio, há dois sons: - Marcelo Rebelo de Sousa fala perda influência PSD no GovernoMarcelo Rebelo de Sousa fala perda influência PSD no Governo e Carlos Resende reage a Marcelo Rebelo de SousaCarlos Resende reage a Marcelo Rebelo de Sousa. Ora, Carlos Resende é um jogador de andebol. As declarações são de Carlos Encarnação, presidente do Conselho de Jurisdição do PSD. A notícia é das 11:50 desta manhã. O editor deixou passar os erros e ainda ninguém reparou nesta pérola.

 
Actualização... do blog Ideias Digitais, com um texto sobre a "Virtualização".

 
De férias... ... e a arrumar a "casa". A coluna à esquerda sofreu algumas alterações.


10.7.04
 
Portugal no mundo - Early Portugal election ruled out (BBC) - El presidente de Portugal encarga a los socialdemócratas formar un nuevo Gobierno (El Pais) - El alcalde de Lisboa recibirá mañana el encargo de formar el nuevo Gobierno de Portugal (La Vanguardia) - Sampaio no convocará elecciones y encarga al centro derecha formar un nuevo Gobierno en Portugal (El Mundo) - Sampaio encarga a Santana Lopes la formación de nuevo Gobierno en Portugal (ABC) - M. Sampaio choisit la stabilité politique contre la dissolution du parlement (Le Monde) - Le dirigeant du Parti Socialiste annonce sa démission (Tageblatt) - Santana Lopes receberá pedido de Sampaio para formar governo (Jornal do Brasil) - Ferro Rodrigues demite-se do PS "desapontado" com decisão de Sampaio (Angola Press) - PR vai convidar Santana Lopes a formar Governo e Ferro Rodrigues do PS demitiu-se do Secretario geral do partido (A Semana Online) - Presidente Jorge Sampaio convida PSD a formar Governo (Notícias Lusófonas) - Portugal: a escolha de Santana Lopes provoca sismo político (Euronews)

 
Quem cala, consente Falou e nada disse. Consentiu.

 
Uma decisão... ... e os papéis invertem-se. De "bestial a besta", e de "besta a bestial". O "Presidente de todos os portugueses" passou a "Presidente de alguns portugueses".

 
Fuga para a (suposta) frente; país dá um passo atrás

 
DECEPÇÃO


5.7.04
 
A ler Já vários blogs fizeram referência ao texto de Adelino Gomes na edição de ontem do Público. Vale a pena ler. Link aqui.

 
Mediocracias - Primeiro telejornal da BBC foi para o ar há 50 anos (via Diário Digital) - Festival de Publicidade de Cannes prestes a ser vendido (via Diário Digital) - Site oficial do EURO registou mais de 500 milhões de page views (via Diário Digital) - Ciberdúvidas Prepara Programa de Língua Portuguesa para a 2 (via Público) - Última Edição de Diário em Turco na Dinamarca (via Público) - Jornalistas vão lançar barómetro de opinião (via Diário Económico)

 
Boas notícias Parece que vamos voltar a ter comunicação social.

 
Futebol Giovanni Trapattoni é o novo treinador do Benfica. Tinha dito que o FC Porto ia ter a equipa técnica com melhores vestimentas, com Del Nieri na frente das operações. Retiro o que disse. E retiram-se os avançados do Benfica. Estão de folga durante a próxima época. Isso é garantido. Já agora: alguém avisou "Il Trappo" que aqui não há Del Piero, Vieri ou Totti?

 
Acabou. Amanhã voltamos à vida de sempre. Má disposição no autocarro, maus modos no restaurante, frete no emprego. Durante quase um mês foi o êxtase do futebol. Acabou. Com os gregos a levarem a taça que conquistaram com um futebol feio. Foram 6 jogos de futebol feio. Muito feio. Mas ganharam.


3.7.04
 
Sophia IV

 
Sophia III Ausência Num deserto sem água Numa noite sem lua Num país sem nome Ou numa terra nua Por maior que seja o desespero Nenhuma ausência é mais funda do que a tua. Sophia de Mello Breyner Andresen

 
Sophia II Fundo do Mar No fundo do mar há brancos pavores, Onde as plantas são animais E os animais são flores. Mundo silencioso que não atinge A agitação das ondas. Abrem-se rindo conchas redondas, Baloiça o cavalo-marinho. Um polvo avança No desalinho Dos seus mil braços, Uma flor dança, Sem ruído vibram os espaços. Sobre a areia o tempo poisa Leve como um lenço. Mas por mais bela que seja cada coisa Tem um monstro em si suspenso. Sophia de Mello Breyner Andresen

 
Sophia I A Hora da Partida A hora da partida soa quando Escurecem o jardim e o vento passa, Estala o chão e as portas batem, quando A noite cada nó em si deslaça. A hora da partida soa quando As árvores parecem inspiradas Como se tudo nelas germinasse. Soa quando no fundo dos espelhos Me é estranha e longínqua a minha face E de mim se desprende a minha vida. Sophia de Mello Breyner Andresen

 
Palavras para quê?... Santana, finalmente, by Luís Delgado. Este senhor, pura e simplesmente, tem de ser uma invenção. Porque o diabo existe.

 
Web França sugere dia europeu de descarga gratuita de música na Net (via Diário Digital)

 
Sucesso escolar O Jornalismo e Comunicação cita o documento Índice de sucesso escolar no Ensino Superior Público: Diplomados em 2002-2003, e revela os seguintes dados, na área do ensino da Comunicação Social e do Jornalismo: Ensino Universitário: 86% - Comunicação Social (Univ. Minho) 85% - Ciências da Comunicação (ESE - U.Algarve) 81% - Ciências da Comunicação (U. Beira Interior) 74% - Comunicação Social (ISCSP-UTL) 66% - Novas Tecnologias da Comunicação (U. Aveiro) 51% - Ciências da Comunicação (U. Nova L.). 16% - Jornalismo (U. Coimbra). Ensino Politécnico: 78% - Relações Humanas e Com. no Trabalho (ESE-IPLeiria) 77% - Jornalismo (Escola Sup.C. Social - IPL) 76% - Comunicação - C. Organizacional (ESE-IPCoimbra) 65% - Comunicação Empresarial (Escola Sup.C. Social - IPL) 65% - Jornalismo e Comunicação (IPPortalegre) 64% - Publicidade e Marketing (Escola Sup.C. Social - IPL) 62% - Tecnologia e Comunicação Audiovisual IPPorto) 61% - Comunicação Social (ESE-IPSetúbal) 59% - Comunicação Social (ESE - IPViseu) 54% - Comunicação Social (E.S.Tec -IPTomar) 41% - Comunicação - C. Social ((ESE-IPCoimbra) 29% - Comunicação - C. e Design Multimédia (ESE-IPCoimbra) A taxa de sucesso escolar da licenciatura em Comunicação Social da UM é óptima. Penso que a justificação passa, sobretudo, pelos recursos humanos e a orientação do curso. Já o curso de Comunicação Social da ESEC (Coimbra) me surpreendeu. Pela negativa, confesso.

 

Site Meter