os cúmplices

Inês Amaral
Jaime Silva

 

os sítios
 
A Ervilha Cor de Rosa
Atrium
Do Lado de Cá
Elotopia
Esboços do dia a dia
Escrever para o boneco
Íntima Fracção
Jornalismo e Comunicação
Jornalismo Digital
Ponto Media
Retorta
Rua da Judiaria
Sílabas Abensonhadas

 

as ferramentas

homepage
adicionar favoritos
email

powered by Blogger
online

 

as memórias

 

 

 

 



27.5.04
 
FC PORTO CAMPEÃO EUROPEU O Porto voltou a fazer história. 17 anos depois, sagrou-se novamente campeão europeu. Um título indiscutível. O FC Porto, os jogadores, a equipa técnica e a direcção estão de parabéns. E Vítor Baía (carta fora do baralho de Scolari...) conseguiu a proeza de ser o primeiro jogador português a conquistar as três competições europeias de clubes (Taça das Taças em 1997 - Barcelona; Taça UEFA e Liga dos Campeões em 2003 e 2004 - FC Porto). Para além de se juntar a um pequeno grupo de nove jogadores que igualaram a proeza. Parabéns.


23.5.04
 
"O Jornalismo Actual Altera Profundamente as Regras da Democracia" Vale a pena ler na Pública a entrevista a João de Almeida Santos.

 
A ler Notícia e interatividade social, no Observatório da Imprensa. (Dica de Jornalismo e Comunicação)

 
RTP - RTPN substitui NTV até ao final do mês - Carlos Fino vai para adido de imprensa na Embaixada de Brasília (via Diário Digital

 
Em breve... ... vão estar online os sites dos jornais Comércio do Porto e A Capital.


22.5.04
 
Jornalista da TSF Online recebe prémio A jornalista da TSF Online Sandra Alves recebeu o prémio "Em nome da Vida - Maria Augusta Silva", da Liga Portuguesa Contra o Cancro. O trabalho premiado é um dossier multimédia que "abrange áreas como a investigação, as várias terapêuticas, a explicação dos vários tipos de cancro. Conta ainda com depoimentos de especialistas e links úteis sobre o tema".

 
Casamento real Três canais de televisão, as mesmas imagens (TVE), comentários para "encher". Uma manhã interessante na televisão generalista portuguesa...

 
Enfim... Durão Afirma Que "Não Há Completa Liberdade de Expressão nos Açores" "Não há completa liberdade de expressão nos Açores", afirmou ontem o primeiro-ministro ao abrir o Congresso do PSD. Durão Barroso apresentava aos congressistas que se juntam este fim de semana em Oliveira de Azeméis, no XXV Congresso do PSD, a sua estratégia para o ciclo eleitoral que se avizinha. E referindo-se às eleições regionais de Outubro próximo defendeu que "um funcionário público [dos Açores] que venha a um congresso do PSD tem problemas". Imediatamente antes, Durão Barroso elogiara Alberto João Jardim, sustentando que "a Madeira é uma das regiões mais desenvolvidas de Portugal", depois de ter sido uma das mais atrasadas e questionou-se sobre como estaria Portugal "se tivesse tido sempre um Governo PSD". (Fonte: Público) Sublinhe-se "um funcionário público [dos Açores] que venha a um congresso do PSD tem problemas" e "Durão Barroso elogiara Alberto João Jardim, sustentando que "a Madeira é uma das regiões mais desenvolvidas de Portugal", depois de ter sido uma das mais atrasadas". Se este Congresso do PSD para mais nada servir, fica pelo menos o esclarecimento do primeiro-ministro: a Madeira é das regiões mais desenvolvidas e democráticas do país. Eu utilizaria até a frase de Barroso para ilustrar a situação nos Açores ("um funcionário público [dos Açores] que venha a um congresso do PSD tem problemas") e apresentaria-a na negativa para ilustrar a democracia em terras de Jardim. Alteração sugerida: "um funcionário público [da Madeira] que NÃO venha a um congresso do PSD tem problemas").


2.5.04
 
Cibercidadania O Parlamento Europeu lançou um site para que seguir as eleições europeias, que decorrem de 10 a 13 de Junho nos 25 países da UE.

 
Periférica O nº. 9 da revista Periférica já está disponível online e chega às bancas na próxima semana. A sessão pública de lançamento é na próxima sexta-feira, dia 7 de Maio, às 18h30 na FNAC Chiado.

 
Mediocracias - opinião A ler no Público: Reportagens para Nada, opinião de Paulo Miguel Madureira.


1.5.04
 
Braga do Betão No Público, nas Cartas ao Director: Braga no Euro 2004 Sábado, 01 de Maio de 2004 O último anúncio publicitário do Euro 2004 que passa nas televisões transforma Portugal num imenso relvado. Apesar de virtual, essa transformação operada nalgumas cidades e pontos turísticos do nosso país resulta em imagens que impressionam pela grandiosidade e beleza. De algum modo inspirado pelas imagens desse anúncio, imaginei alguns "pontos de referência" da cidade de Braga embelezados com um relvado. Sim, um relvado, um espaço verde, um local (sem dejectos caninos) onde as pessoas gostem de estar. Assim, inventei um tapete verde na frente da Sé, da Arcada, da nova estação ferroviária e de outros monumentos que são autênticos ex-líbris da cidade. Noutro plano, imaginei um espaço verde que eliminasse outros "pontos de referência" - aqueles que nos deviam envergonhar -, tais como: - o cemitério de sucata automóvel de Celeirós, existente há longos anos na entrada da cidade de Braga; - as margens e os esgotos do asfixiado rio Este; - o túnel rodoviário da Rua do Caires, cuja via possui uma inclinação exagerada; - os campos maltratados do Complexo Desportivo da Rodovia; - os prédios de habitação mal concebidos e encaixados em espaços exíguos; - as unidades industriais poluidoras situadas em zonas habitacionais; - os estabelecimentos de "fast-food" que escondem edifícios emblemáticos da história da cidade; - os passeios de alcatrão, como os da Rua 31 de Janeiro. A este propósito, abro aqui um parêntesis: os vimaranenses manifestaram, ao PÚBLICO, o seu desagrado pela utilização de um material betuminoso, semelhante na cor ao alcatrão, na remodelação de passeios na zona do Estádio D. Afonso Henriques. Ora, na cidade de Braga, existem mesmo passeios de alcatrão e poucas vozes se levantam contra essa situação. Será que não vale a pena?! Lamento que muitas destas transformações não sejam realidade, pois contribuiriam para ser justo dizer que é bom viver em Braga. PS - Julgo que seria mais importante investir na sinalização do que na decoração urbana relativa ao Euro 2004. Já agora dou um exemplo do desleixo com a sinalização: na Avenida Imaculada Conceição, em Braga, existe uma placa informativa com as indicações de "Estadio", "Guimarães" e "P. Exposições". Além de não especificar o nome do Estádio (1.º de Maio), esta placa atraiçoa a língua portuguesa. Paulo Joaquim F. Almeida Braga" (link aqui)

 

Site Meter