os cúmplices

Inês Amaral
Jaime Silva

 

os sítios
 
A Ervilha Cor de Rosa
Atrium
Do Lado de Cá
Elotopia
Esboços do dia a dia
Escrever para o boneco
Íntima Fracção
Jornalismo e Comunicação
Jornalismo Digital
Ponto Media
Retorta
Rua da Judiaria
Sílabas Abensonhadas

 

as ferramentas

homepage
adicionar favoritos
email

powered by Blogger
online

 

as memórias

 

 

 

 



30.8.03
 
Dilúvio Um verdadeiro dilúvio está a cair sobre Coimbra. Nos últimos minutos, a força da chuva é incrível. O Inverno veio fazer uma visita e pleno Verão. Esperemos que seja uma visita "de médico".


29.8.03
 
= Igual a si próprio, o profeta Delgado continua a sua cruzada. Hoje, como todos os dias, no DN.


28.8.03
 
Saudades O blog da Sara traz-me saudades dos tempos da faculdade.

 
Blogs Terras do Nunca Homem a Dias Fayal O Cenáculo Confronto de Ideias Sem Caracteres

 
Inverno em Agosto A chuva voltou.

 
Confirmadíssimo! 27 de Setembro - Rolling Stones no Estádio Municipal de Coimbra.

 
Briosa Uma notícia triste: Artur Jorge sai da Académica

 
Blogosfera V O Público, que continua a publicar a Gazeta dos Blogues de Maria José Oliveira, tem hoje na secção Media um artigo sobre a indexação dos weblogs: Índices de "Weblogs" Medem Popularidade das Notícias. Duas caixas complementam a peça: O "top" em português e Definição.

 
Blogosfera IV No Metablogue descobri artigos sobre weblogs: - Os blogues e a Assembleia da República, de Joaquim Amado Lopes, no Diário Digital - Blogo, logo existo., de Pedro Correia, no Diário de Notícias

 
Blogosfera III Através do Posto de Escuta, fiquei a conhecer o Metablogue - blog do fragmento. com a devida vénia. nacos de um pensamento sobre a blogosfera. Vai directamente para as minhas ferramentas, na coluna à esquerda.

 
Blogosfera II Pedro Lomba deixou o seu Flor de Obsessão em stand by. Ficamos à espera.

 
Blogosfera I O Posto de Escuta chegou ao fim. As razões estão explicadas no site e estão directamente relacionadas com um weblog intitulado Ecos, que responde à equipa do Posto de Escuta aqui.


26.8.03
 
'Ciberditadura', liberdades e direitos humanos - Jornais 'online' ameaçados (via DN) A notícia é referente à Ucrânia. Sobre a liberdade de expressão e de imprensa neste país, leiam-se ainda os relatórios referentes a 2002 e 2003. Ainda relacionadas com a questão dos direitos humanos e a liberdade de expressão: - Journalist sentenced to year at hard labour for libel (via RSF) - Irão acusa dois homens do homicídio "semi-intencional" de fotojornalista canadiana (via Público


25.8.03
 
Tecnologia Portugal é um dos mais afectados pelos vírus informáticos (via Diário Digital Eu confirmo.

 
Rolling Stones Uma agradável surpresa (se se confirmar): os Rolling Stones vão inaugurar o Estádio Municipal de Coimbra.

 
Insólito Acabei de descobrir que existe um novo desporto: arremesso de telemóveis. Até Campeonato do Mundo de Arremesso de Telemóveis já existe... link aqui.


24.8.03
 
Pouco para dizer. Muito para escutar. Tudo para sentir.


23.8.03
 
Saudades Saudades para reconfortar a ouvir a Íntima Fracção, hoje à noite, das 01h00 às 03h00.

 
Melancolia II Atrevo-me a roubar umas imagens de Cabo Verde a quem partilha a mesma paixão. Link aqui.

(Fotografias de Teresa Cabral)

 
Melancolia Hoje tenho saudades. Saudades de uma segunda casa. A minha outra pátria. Cabo Verde é castanho. A terra seca foi queimada pelo sol. Nos rostos crioulos vê-se a esperança da chuva. A aridez do solo teima em marcar a vida deste povo. Triste realidade, mas ser caboverdiano é combater as adversidades da vida. A música enche-lhes a alma... e a morabeza traduz toda a simpatia e beleza dessa gente tão longe e tão perto do meu coração. Quem conhece os dez graozinho di terra não esquece. Que chova em Cabo Verde...

 
Fim O blog Guerra e Pas terminou. Umas vezes de acordo, outras em desacordo, a verdade é que termina um weblog interessante, que enriquecia as mais variadas discussões na blogosfera.

 
De volta ao activo O interregno neste weblog termina agora.


20.8.03
 
Encontro Através do blog do Encontro de Weblogs, fiquei a saber do Encontro Informal de Blogues, previsto para 30 de Outubro na Sociedade de Geografia de Lisboa. Link com mais informações aqui


19.8.03
 
Cobardia O atentado contra a sede das Nações Unidas em Bagdad, e o consequente assassínio de Sérgio Vieira de Mello, foi mais um terrível acto de cobardia. Tem a marca do terrorismo e de todos os que, sob a capa do bem, alimentam o monstro.

 
O contador de estórias A Visão publicou esta semana uma reportagem de Pedro Rosa Mendes na Serra Leoa - No país das mãos cortadas. O jornalista, um contador de estórias por excelência, retrata um país onde reinam o caos e a dor usando da sua habitual objectividade, ausente de sentimentalismo. Ao mesmo tempo, Rosa Mendes não reprime a sua afectividade. As reportagens de Pedro Rosa Mendes situam-se habitualmente no limite. São relatos de heróis anónimos em que o idealismo se confunde com as coisas mais simples. Em confins dantescos estas são também as mais paradoxais e terríveis. Porque, em última instância, são nelas que se definem os contornos da dignidade da condição humana. Vou à gaveta digital e recupero frases que, há uns anos, esbocei para um artigo sobre Rosa Mendes e o livro "Baía dos Tigres". Rosa Mendes escreve os rostos das gentes do mundo. É assim no jornalismo. É assim na literatura. O relato dos heróis anónimos, das sombras da vida, surge num diário de viagens. / Contar um inferno é percorrer a diáspora do (im) provável. Rosa Mendes sempre o soube. A reportagem que a Visão traz-nos o contador de estórias, com o rigor do jornalista. Na literatura e no jornalismo de Rosa Mendes, e por instantes eternos, o jornalista e o escritor são um só. Uma leitura imprescindível.

 
Enfim... "Acontece" com mais audiências do que a RTP 2 (via Diário Digital)

 
Media 1. A Única, revista do Expresso, voltou a referir os weblogs. Paulo Querido escreveu um texto, no seu espaço dedicado à Internet, sobre o fenómeno dos weblogs em Portugal e o seu início. 2. O Público tem um novo suplemento durante o Verão (Especial Fugas Verão) onde três vezes por semana há uma coluna intitulada Gazeta dos Blogues. Os textos são de Maria José Oliveira - que agora escreve num weblog intitulado Glória Fácil, com os jornalistas João Pedro Henriques e Nuno Simas. Hoje a Gazeta dos Blogues fala sobre os Açores. Link aqui. 3. Blogs à parte, aqui ficam algumas notícias relevantes no Público sobre os media dos últimos dias: - José Fragoso assume direcção da TSF em momento de tensão (via Público - 18 de Agosto) - Programa do PÚBLICO e da Renascença na RTP2 (via Público - 15 de Agosto) - Relatório sobre mortes do Hotel Palestina gera indignação (via Público - 14 de Agosto) - Repórteres Estrangeiros no Iraque sob pressão crescente (via Público - 12 de Agosto) - Reuters prepara mudança para a Índia (via Público - 12 de Agosto) - Santana Lopes troca RTP por SIC (via Público - 11 de Agosto) - Rádio do futuro: às portas do digital (via Público - 10 de Agosto) - Sucessor do Acontece terá meia hora e será feito fora da RTP (via Público - 9 de Agosto) - "Media" acentuam descontos no preço de tabela publicidade (via Público - 9 de Agosto) - Flashback em Risco de Desaparecer da TSF (via Público - 9 de Agosto) - AACS não recebe trabalhadores da TSF (via Público - 9 de Agosto)


18.8.03
 
Desabafo O irreversível chegou. E com ele a perplexidade. O real mistura-se com o onírico e as atitudes são tudo menos racionais. De repente, estamos todos enfermos. As palavras estão esgotadas, debilitadas. As almas exaustas. Há gritos de silêncio e uma imensidão de lágrimas escondidas. O que é que se faz quando se vê sofrer os que mais amamos?

 
Memórias recentes Aljezur não escapou à fúria das chamas e as minhas férias também não. O fumo começou a chegar no sábado. O pânico instalou-se na segunda-feira. O ceú carregado não deixava pensar. O calor intenso estava a aproximar-se. Uma imensa chuva de cinzas assolou os montes em redor de Aljezur. Abandonar a bonita vila algarvia era a única hipótese. Para trás ficaram imagens de um verdadeiro inferno.

 
Regresso Estou de volta e o Conversas de Café segue dentro de momentos.


8.8.03
 
Férias Este blog vai ficar parado até 18 de Agosto. Vou de férias. Até breve.

 
Contagem decrescente Estou em contagem decrescente para as minhas férias.

 
Leituras em atraso Com um considerável atraso, só hoje li o artigo de Lúcia Guimarães sobre blogs no DN. Ego.com não me merece um único comentário. Pura e simplesmente isso. E porque ainda acredito na liberdade.

 
Uma verdade verdadeira Calor atormenta quem passa Agosto a trabalhar (via Público)

 
Focus Só hoje tive oportunidade de ler a Focus. A revista tem um artigo sobre weblogs, intitulado Política instantânea. Como se percebe, aborda a blogosfera do ponto de vista político.


7.8.03
 
Revolta

Há dias em que a revolta é incontrolável.

 
Sem palavras Florestas portuguesas já perderam 162 mil hectares (via TSF) «Os grandes incêndios devastaram uma média de 5785 hectares cada um, tendo os últimos dias contribuído para a maior fatia de mato queimado. «A área média por 'grande incêndio' é mais 13 vezes superior ao passado», realça a Direcção-Geral de Florestas, que compara dados de há 25 anos. Entre 21 e 27 de Julho desapareceram 14500 hectares, um grande contraste em relação ao período entre 20 de Julho e 3 de Agosto, altura em que foram consumidos 57 mil hectares de floresta. O mais extenso dos 28 grandes incêndios dos últimos dias começou no concelho de Proença-a-Nova e estendeu-se pelos concelhos da Sertã, Oleiros e Castelo Branco. Alcançou a dimensão de 34 mil hectares. »

 
Media Repórteres Sem Fronteiras denunciam detenção de 21 jornalistas no Irão (via Público)

 
Blogs Apesar de ter adiado as referências aos novos weblogs, há uma excepção: Silabas Abensonhadas.

 
... Nestes tristes dias de Verão, haja Ânimo para combater o inferno que desceu à terra.

 
Notas soltas - A blogosfera portuguesa continua a crescer. Há blogs novos muito interessantes. Referências adiadas. - Alguns links de artigos sobre weblogs na imprensa tradicional: Blogue Blogue, por Eduardo Prado Coelho; Os blogs, por Paulo Mendo. - Vou de férias a partir desta sexta-feira. O blog vai voltar a estar inactivo. O regresso está prometido para 18 de Agosto.


6.8.03
 
Uma semana, um post II Na semana passada não houve tempo para ler blogs. Pouco para jornais, a não ser o necessário para o próprio trabalho. Nenhum para livros. Mas são impreteríveis algumas referências: a situação na TSF continua indefinida; saíram vários artigos sobre weblogs na imprensa tradicional; os media estão assolados pelos fogos e pela silly season. Duas referências tristes: as mortes dos jornalistas Hélder Pinho e Helena Sanches Osório.

 
Uma semana, um post Passou-se uma semana desde a última vez que escrevi neste weblog. Desde então o país está mergulhado num inferno de chamas. Os soldados da paz não têm mãos a medir. O pânico está generalizado. As imagens que nos chegam via televisão descrevem um país cheio de medo e desconfiança. A temperatura sobe nos termómetros e também nas críticas. Os dedos estão apontados ao Governo. Faltam os meios e, sobretudo, não houve prevenção. Entretanto, o país continua a viver, a meio gás e com a alma doente.

 
De regresso Este blog esteve bastante tempo inactivo. O motivo, como já referi noutro post: as férias. Mas as dos outros. Espero conseguir regressar ao ritmo normal, pelo menos durante os próximos dias. Depois será tempo de férias. Das minhas férias.

 

Site Meter